Atualmente vem sendo muito difícil a convivência com os colegas de classe, uma atitude, comentário ou até uma simples brincadeira já se torna motivo para brigas. Discussões vem substituindo os cumprimentos, e as "pancadarias" vem substituindo os apertos de mãos, e está na hora de aprender a conviver com os colegas de classe.
Para que isso seja possível, é necessário uma conversa pacífica entre os alunos, para que seja debatido as principais causas de desentendimento e os estudantes mais complicados, para presidir esse debate será necessário a turma escolher um aluno presente nas aulas, ausente e neutro nos conflitos e paciente, que leve em consideração principal a resolução dos problemas, ele será responsável por dar orientações de resolução e zelar pelo bem estar da turma, evitando qualquer comentário desrespeito ou provocante por qualquer participante.
Cada aluno deverá fazer uma auto-avaliação de si mesmo, pensando em suas atitudes que possam ter auxiliado para os conflitos, exemplo: eu sou autoritário? Exijo muito de meus parceiros em atividades em grupo? Eu sou egoísta? Nessa atividade de auto-avaliação, o aluno responsável pela presidência poderá elaborar as perguntas de acordo com as dificuldades de relacionamento entre os alunos.
Por fim, os alunos conversam sobre as resoluções apresentadas durante a reunião e realizam o debate se concorda ou não.
Imagem: WikiHow
Comments